sábado, 17 de novembro de 2007

Cerveja Só!

Meu nome é Cerveira (36), meus amigos me chamam de Cerveja. Este é o meu blog. Aqui escreverei sobre aquilo que me der na telha, mas principalmente, sobre as angústias de estar chegando aos 40, sobre falta de tempo, sobre música, sobre os livros de Nick Hornby. Tentarei manter uma postagem por semana.

Acabo de ler a "biografia" do disco "Dark Side of the Moon". É interessante para os fãs conhecerem os bastidores da gravação do clássico, mas para os não-iniciados é uma chatice.
Lembro-me da primeira vez que ouvi o disco por completo. Foi um choque. Já tinha ouvido algumas músicas em separado, mas não a obra por completo. Li as letras junto com o vinil tocando e fiquei muito impressionado. Quando ouvi "the great gig in the sky" foi um soco no estômago. Botava o disco para tocar todos os dias, minha mãe dizia: "Meus Deus, não aguento mais essa mulher gritando no meu ouvido!"
Atualmente entendo melhor o disco do que na época. Consumo, dinheiro, status, tempo, relacionamentos, sucesso. Não é simples administrar o seu ambiente. As pessoas têm expectativas a seu respeito, a toda hora somos cobrados a falar a coisa certa, a ser um bom pai, a ser um bom profissional, a ser feliz. Porra, não dá para ser feliz o tempo todo, isso é uma idiotice! Não perco meu tempo tentando ser feliz. O que há de mal em um pouco de melancolia?
Renato Russo esprimiu bem o ambiente hostil a que somos submetidos. Você tem que passar na porra do vetibular, ter um emprego, casar, ter mais de um filho, ter casa própria, ter carro do ano, férias na Europa.
Nick Hornby consegue traduzir um pouco das angústias do homem próximo aos 40. Em seu livro "Um grande garoto", ele fala de um cara com 36 anos que nunca trabalhou e vive da herança do pai. O cara é considerado um ET! Outro que consegue captar esse sentimento é John O'Farrel em "A maior conquista de um homem".

Muito bem, já escrevi sobre música, angústia e livros. Não vou esgotar os assuntos logo na primeira postagem. Nos falamos na próxima semana.

Meu amigo Marconi tem seu blog: O Esquisito, recomendo a visitação, pois ele escreve bem e seus assuntos são sempre interessantes.