sexta-feira, 23 de novembro de 2007

O funk carioca é mesmo uma bosta ou eu estou ficando careta?

Uma das desvantagens em envelhecer é a tendência à caretice. Tenho me esforçado para manter a mentalidade jovial e sempre que me vejo prestes a tomar uma atitude careta eu penso no que meu pai faria numa situação análoga. E aí eu faço exatamente o contrário. Penso nisso, por que está para se formar um conflito de gerações em minha casa. Minha filha de 4 anos já mostra uma predileção por funk, incentivada pelas amiguinhas da escola e pela mãe e, apesar dos meus esforços em fazê-la gostar de rock, o lado negro da força parece estar ganhando terreno.
As vezes tento olhar para a situação sob o aspecto do conflito de gerações. Afinal de contas isso já aconteceu na geração anterior à minha. Quando o rock surgiu ele também era um ritmo renegado e classificado como uma música perniciosa, e de qualidade inferior. Até o jazz sofreu preconceitos. Mas não dá para comparar o Bonde do Tigrão com Raul Seixas, dá? E a Tati Quebra Barraco com a Rita Lee? Isso para ficar nos artistas nacionais, não vou nem falar em Beatles.
Tudo bem... são contextos diferentes, eu concordo. Então vejamos que contexto é esse em que nasceu esse tal de funk carioca. Estamos longe dos períodos turbulentos da ditadura e do período de estagnação econômica e hiperinflação da década de 80. Temos estabilidade política e prosperidade econômica, mas a desigualdade econômica continua cruel, e a educação pública caiu muito de qualidade. E para piorar, vivemos em uma sociedade consumista e imediatista.
E assim funk nasceu. Fruto da necessidade de expressão dos jovens de classe mais pobre e logo abraçado pela classe média e alta. Com rimas pobres abusando dos erros gramaticais, e utilizando-se de melodias já existentes e as batidas do Miami Bass, o funk virou o movimento da nova geração.
Não vou reprimir minha filha, vou educá-la com o melhor que posso dando a ela acesso ao que considero melhor na cultura, mas deixarei que ela faça suas próprias escolhas. Mas no meu cd player, SÓ ROCK'N'ROLL!!!!
Vejo vocês no Maracanã dia 08/12/2007 às 20:00.

terça-feira, 20 de novembro de 2007

Vila Nova de Cerveira

Bem vindos à minha Vila. Mudei o nome do blog, por já haver outro com o mesmo nome, mas tratando apenas de tecer loas às louras geladas.
Aguardem a nova coluna para breve.

Abraço do Cerva.