sábado, 19 de abril de 2008

Até Quando Esperar

"...Até quando esperar a plebe ajoelhar
esperando a ajuda de Deus."
Plebe Rude

Parece que as sete pragas do Egito atacam a minha cidade. O faraó, de dentro de sua pirâmide se isola e parece alheio a tudo que acontece à plebe.

Não somos escravos de ninguém e só queremos o que é nosso direito. Saúde, segurança, educação. É para isso que colocamos os governantes lá na prefeitura ou no Palácio da Guanabara. Mas o povo carioca não sabe escolher seus governantes ou seus representantes nas câmaras de vereadores e de deputados. É incrível como o Rio foi saqueado e destruído pelos últimos governantes e pelo prefeito que aí está. E o povo assiste a tudo em uma catarse coletiva. Por que não estamos nas ruas pedindo a renúncia desse imbecil que está sentado na cadeira de prefeito? Por que o povo carioca apanha calado e resignado com sua própria miséria?

A praga da dengue foi a gota d'água para aniquilar com a população. Já estamos sem segurança. Tentamos nos isolar em nossos condomínios dos assaltos e das balas perdidas. Mas o mosquito, não pára nas grades das janelas. Os hospitais lotados, os médicos sem recursos, os postos de saúde fechados nos fins de semana... E a população assiste pelo Jornal Nacional a contagem de mortos.

O ensino público na cidade vai de mal a pior. Nas favelas, as escolas vivem sob o jugo dos traficantes. Os professores ganham mal e não há recursos para investir em treinamentos e especialização. Os que trabalham em área de risco, o fazem mais por amor à profissão. E a população aceita quieta. "É assim mesmo, não dá para mudar."

Onde estão os jovens que pensam que modem mudar o mundo? Onde está o movimento estudantil? Onde estão os líderes comunitários? Por que não nos unimos todos em um só movimento? Houve um momento em que o mal foi combatido e milhares saíram às ruas para protestar, mesmo apanhando da polícia e dos militares. Hoje estamos acomodados, eu incluso, e sair para protestar cansa muito. É melhor reunir os amigos para um churrasco e uma cerveja.

"...As grades do condomínio são para trazer proteção,
mas também trazem a dúvida se é você que tá nessa prisão..."
O Rappa