domingo, 25 de maio de 2008

É PRECISO AMAR AS PESSOAS COMO SE NÃO HOUVESSE AMANHÃ

Sei que o dia das mães já passou há 2 semanas, mas aí vão 3 músicas para as mães:
Mama Said - Lenny Kravitz
Mother - Pink Floyd
Mama - Genesis

Pensei em 3 músicas para os pais e confesso que só consegui pensar nas músicas do Sting em seu segundo álbum solo "The Soul Cages". Acho que essa separação entre dia das mães e dia dos pais só é boa para o comércio. Deveria haver um dia da família, para dar um sentido de união. Família é um conceito em esquecimento hoje em dia.

Neste fim de semana prolongado, passei com minha família num lugar que tem sido uma referência em nossa vida por 30 anos. Um sítio na região dos lagos cercado de verde por todos os lados. Um lugar de onde tenho as mais agradáveis lembranças da vida em família. Foi numa manhã de sábado de carnaval quando estava a caminho de lá, que recebi a notícia de que tinha passado no vestibular. E foi lá que comemorei com minha família essa conquista.

Pois chegou a hora do adeus, o sítio foi vendido e em breve seu novo dono tomará posse. Sinto-me como se dissesse adeus a um membro da família. Sinto-me triste por não tê-lo visitado mais vezes. Estou triste por que meu pai, que gostava tanto de lá, não está aqui para dizer adeus.

As vezes esperamos alguma data especial para visitar alguém ou celebrar com grandiosidade um aniversário de algum amigo, mas a verdade é, para que esperar? Porque não comemorar qualquer data? Por que não comemorar simplesmente o fato de sermos uma família e nos juntarmos a qualquer hora?

Ainda sinto o cheiro da grama molhada de orvalho de manhã. Sinto o gosto das mangas que colhíamos no verão, do caldo de cana feito na moenda e da água de côco. Lembro das cãibras na panturrilha após o futebol e das reclamações de um tio que só sabia vencer. Lembro do meu pai e os bons momentos que passamos lá. Sentirei saudades deste lugar que só me traz boas lembranças.

"É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã, por que se você parar para pensar... na verdade não há."
Legião Urbana