domingo, 30 de maio de 2010

Por que a vida é agora!

Ouço o antigo slogan do Visa da boca de um amigo. É muito sedutor. Compre, viva o agora, você tem o poder dentro da carteira. Na vida real, pelo menos para as pessoas com muita responsabilidade na cabeça e uma quantidade limitada de dinheiro na carteira, é uma tarefa difícil equilibrar o curto prazo e o longo prazo.

A tentação do imediatismo é grande, mas não consigo deixar de pensar no futuro e planejar o que fazer no longo prazo. Penso em minha aposentadoria e no quanto eu terei que poupar para que eu possa fazer o que me der na telha quando finalmente chegar o tempo de pendurar as chuteiras.

Também vivo planejando as coisas que quero fazer a médio prazo. Viagens que pretendo fazer em 1 ou 2 anos à frente. Planejo a exaustão, calculando o itinerário, a melhor época do ano para ir àquele lugar, qual o melhor roteiro, os hotéis, quanto vou gastar com cada item, o que vou comprar etc.

Viver só para o momento presente e gastar todo o seu dinheiro no consumo imediatista é algo inadmissível e irresponsável, perdulário até. Há que se buscar um equilíbrio, contudo não é tarefa fácil. É um constante exercício de negociação e repriorização de objetivos. Sofremos pressões constantemente de todos os lados e tudo conspira a favor do consumo.

Ter uma meta e ater-se a ela ajuda e é nisso que eu penso quando estou sendo tentado a desviar o caminho. Mas a família tem que ajudar e todos devem ter a mesma meta, colaborando e se ajudando a seguir em frente. É nisso que me fortaleço para manter o foco na meta.