domingo, 13 de janeiro de 2008

Feliz Aniversário, envelheço na cidade.

Três músicas para aniversário:
Envelheço na cidade - Ira!
Happy Birthday - Concrete Blonde
Seventeen Again - Eurythmics

Tendo sobrevivido a mais um aniversário (13/01) chego finalmente aos 37. Para mim, 37 não é nenhum número enigmático e não acredito em algum significado numerológico, é apenas um número primo. Para mim não é nada diferente de 36 ou de 38.

Não faço promessas e não tenho resoluções de Ano Novo. Contudo, no meu ano novo biológico, faço uma reflexão sobre minha vida, meu passado e meu futuro. Não sou muito saudosista e não curto ficar olhando para o passado, de modo que me concentro mais no presente e no futuro. Apenas sinto falta da minha trilha sonora dos 17 anos. Sinto falta das músicas que tocavam nas rádios. Sinto falta das bandas de 1988. Especialmente das brasileiras.

Atualmente o rock brasileiro está em coma. quase não há renovação. Apenas o underground floresce. Uma pena que o underground esteja cada vez mais under. O mainstream do rock nacional é tão chaaato! Tirando as velhas bandas dos anos 80 que ainda estão por aí (e cada vez mais brandas), restam uns poucos que tentam fazer um rockzinho meio punk insosso prá cacete. Uma banda que mereceu minha atenção foi a Brava. Grupinho que lançou um cd homônimo em 2003, mas que não chegou a fazer sucesso e acredito que tenha acabado. O álbum é muito bom. Pop rock de primeira. Mas por algum motivo que desconheço, não aconteceu. Na década de 80 teria estourado.

Que saudade da Rádio Fluminense e da antiga Rádio Cidade. Ícones de uma década que decolou o BRock. Por que as rádios atuais tocam tanto flashback? Por que não há uma rádio rock? Essa última é fácil de responder, o público carioca não gosta mais de rock. Não se interessa por rock.

Os garotos não sonham mais em ter uma guitarra e em ser um astro de rock. Eles sonham em ser pagodeiros ou funkeiros. Dá mais fama e dinheiro e garotas. Tento em vão introduzi-los na história do rock, falo de Beatles, Hendrix, Clapton, e nada. Mostro álbuns do The Cult, The Police, do Nirvana e não surge o menor efeito. Eles perguntam: "e o CPM 22 tio?".

E assim o rock vai definhando. Vida longa ao underground.

"Elvis is dead!"
Living Colour