domingo, 3 de fevereiro de 2008

Carna o que?

Para os que não são muito fãs da festa momesca que toma a cidade nesta época do ano, este feriadão pode ser uma boa desculpa para colocar os vídeos em dia. Pegar um pacotão de séries e fazer uma maratona de House, por exemplo. Ou que tal reunir os amigos para assistir aos 24 episódios de 24 Horas de uma tacada só? Eu optei pela segunda temporada de 24 Horas, mas preferi em doses homeopáticas.

Há ótimos filmes sobre música, que são fáceis de conseguir nas locadoras. The Wonders, sobre uma bandinha pop, no melhor estilo one hit wonder, nos anos 60. Tem Tom Hanks e a lindíssima Liv Tyler no elenco. Stoned, conta a história de Brian Jones no início dos Rolling Stones. Para os amantes do Jazz, que tal rever Bird, a cinebiografia do Charlie Parker dirigida por Clint Eastwood? Do diretor Michael Winterbotton recomendo 9 Canções e 24Hour Party People (A Feste Nunca Termina, em português). O primeiro, é uma história de amor regada a rock'n'roll. O segundo, é muito difícil de encontrar nas locadoras (a Cavídeo tem), mas vale a pena o esforço. O filme mostra a cena rock de Manchester no final dos anos 70 e início dos anos 80. Mostra a gravadora Factory, o clube Hacienda e o nascimento do Joy Division.

Já no campo dos documentários, recomendo No Direction Home. Documentário sobre Bob Dylan dirigido por Martin Scorcese. The Festival Express documenta um festival no Canadá onde participaram Janis Joplin, Buddy Guy, The Band e Greateful Dead. Os músicos se deslocaram de trem. A maior loucura. The Last Waltz, também dirigido por Scorcese é o documentário da despedida da The Band, a banda que acompanhou Bob Dylan. Imperdível para os fãs de rock. Os quatro volumes da série Jazz também são imperdíveis. Ótimo programa para quem curte jazz, toda a história dos grandes músicos do genêro está descrita ali.

No ramos esportivo recomendo os documentários de surf Endless Summer e Fábio Fabuloso. O primeiro é um documento histórico, até aqueles que não curtem surf vão gostar. Conta as aventuras de 2 surfistas californianos que viajaram pelo mundo surfando na década de 60. Divertidíssimo. O segundo, eu ainda não vi, documenta a trajetória de um dos melhores surfistas brasileiros. Dogtown and the Z-boys é um documentário sobre o nascimento do skate na Califórnia. Mostra como um bando de garotos surfistas revolucionaram o jeito de andar de skate e deram forma ao esporte como é conhecido hoje. Podem aproveitar e assistir ao filme baseado nessa história, Os Reis de Dogtown, com o recém finado Heath Ledger.

É isso aí meu povo, divirtam-se e se cometam excessos.

"Não dê conselhos, não peça permissão."
Legião Urbana