sexta-feira, 23 de novembro de 2007

O funk carioca é mesmo uma bosta ou eu estou ficando careta?

Uma das desvantagens em envelhecer é a tendência à caretice. Tenho me esforçado para manter a mentalidade jovial e sempre que me vejo prestes a tomar uma atitude careta eu penso no que meu pai faria numa situação análoga. E aí eu faço exatamente o contrário. Penso nisso, por que está para se formar um conflito de gerações em minha casa. Minha filha de 4 anos já mostra uma predileção por funk, incentivada pelas amiguinhas da escola e pela mãe e, apesar dos meus esforços em fazê-la gostar de rock, o lado negro da força parece estar ganhando terreno.
As vezes tento olhar para a situação sob o aspecto do conflito de gerações. Afinal de contas isso já aconteceu na geração anterior à minha. Quando o rock surgiu ele também era um ritmo renegado e classificado como uma música perniciosa, e de qualidade inferior. Até o jazz sofreu preconceitos. Mas não dá para comparar o Bonde do Tigrão com Raul Seixas, dá? E a Tati Quebra Barraco com a Rita Lee? Isso para ficar nos artistas nacionais, não vou nem falar em Beatles.
Tudo bem... são contextos diferentes, eu concordo. Então vejamos que contexto é esse em que nasceu esse tal de funk carioca. Estamos longe dos períodos turbulentos da ditadura e do período de estagnação econômica e hiperinflação da década de 80. Temos estabilidade política e prosperidade econômica, mas a desigualdade econômica continua cruel, e a educação pública caiu muito de qualidade. E para piorar, vivemos em uma sociedade consumista e imediatista.
E assim funk nasceu. Fruto da necessidade de expressão dos jovens de classe mais pobre e logo abraçado pela classe média e alta. Com rimas pobres abusando dos erros gramaticais, e utilizando-se de melodias já existentes e as batidas do Miami Bass, o funk virou o movimento da nova geração.
Não vou reprimir minha filha, vou educá-la com o melhor que posso dando a ela acesso ao que considero melhor na cultura, mas deixarei que ela faça suas próprias escolhas. Mas no meu cd player, SÓ ROCK'N'ROLL!!!!
Vejo vocês no Maracanã dia 08/12/2007 às 20:00.

Um comentário:

Anônimo disse...

No seu CD palyer uma OVA!!!! No nosso CD player. Pára c/ essa paranóia de se preocupar c/ o funk inocente da nossa filha. Por acaso alguém na minha família gosta de música sertaneja?? Logo eu que fui criada ouvindo os discos dos meus irmãos balzaquianos como Chico, Caetano, Milton Nascimento, Mercedes Souza... francamente vc tá ficando velho....

A patroa