domingo, 24 de agosto de 2008

Vila Nova de Cerveira - Eu Fui!!!

Chegar em Portugal foi uma grande conquista. Foi como me formar na faculdade ou terminar o mestrado. A terra dos meu avós é linda, e agora também a considero minha terra. Portugal me conquistou ao primeiro encontro. Se não pela vista do Porto as margens do rio Douro, ou pela voz de Mariza, nova musa do fado, talvez pelo casario da Alfama em Lisboa e pela singela beleza de Vila Nova de Cerveira, as margens do rio Minho.

Quando cheguei em Cerveira a cidade estava em festa, com as ruas enfeitadas e banda de música tocando. Foi lá que comi o primeiro bacalhau em Portugal. No alto de um monte, uma grande estátua de um cervo, o símbolo da cidade, vigia a todos. Saí de lá bastante emocionado e com a certeza de dizer um até breve.

Em Portugal os motoristas respeitam o sinal vermelho e param para o pedestre atravessar a rua. As ruas são limpas e as praças são lindas com jardins floridos. Os monumentos estão bem cuidados e a comida é maravilhosa.

Após 2 semanas de muita alegria em Portugal, mato a saudade ouvindo os fados de Mariza. A cantora Moçambicana foi uma das descobertas agradáveis que fiz em Portugal. O álbum Concerto em Lisboa de 2006 é uma obra-prima do fado e merece ser alçado a categoria de discaço do mês.

O show faz parte da turnê do álbum Transparente, gravado no Brasil e produzido por Jacques Morelembaum. Mariza é acompanhada por uma orquestra de cordas e pelo próprio Jacques no violoncelo. Ela canta com tal intensidade que é difícil não se emocionar. Destaque para Montra, Há uma Música do Povo e a lacrimejante Ó Gente da Minha Terra. Esta última fecha o disco em grande estilo. Mariza tem uma voz linda e afinadíssima que dá ao fado a medida certa de dramaticidade.
"Ó gente da minha terra
Só agora eu percebi
Esta tristeza que trago
Foi de vós que recebi"

2 comentários:

Marconi C. Brasil disse...

Cerva, Portugal é realmente lindo! A família da Cristina (minha mulher) é de lá e tivemos a oportunidade de visitar o país, mesmo que muito rapidamente (foram só 1 dia e meio em Lisboa - incluindo Cintra e arredores - e uma mera hora e meia em Fátima), em 2004. Na verdade, o principal era Espanha (outra maravilha!).

A prima da Cris nos ciceroneou e acabamos nem assistinho a Fado. Mas sou apaixonado pela música, assim como pelo flamengo espanhol.

Com certeza voltaremos para conhecer melhor, com tempo e com o Pedrinho. Tenho certeza que vc curtiu bastante, pelo jeito, e espero que tenha trazido um Porto legítimo na bagagem.

PS: A Cris passou mal depois de um Bacalhau a Gomes de Sá em Cintra, assim como com as massas na Itália. Só ela mesmo!

Marcelo Cerveira disse...

Companheiro,
Há muito não me sentia assim. Visitar Portugal foi uma grande emoção e fiquei realmente deslumbrado. Necessito voltar e ver o que ainda há por descobrir.